domingo, 29 de maio de 2011

Vocação é amar

Sabemos que para permanecer unidos a Trindade temos um caminho somente: este caminho é o Amor. Acolher os mandamentos de Deus é sinal de que o amamos, melhor dizendo, não somos indiferentes a sua presença em nosso meio. “Quem acolheu meus mandamentos e os observa, esse me ama.” (Jo 14,21)

Jesus se manifesta no amor, mas o que significa isso na verdade? A grande novidade para a humanidade inteira, que não pode perder o frescor, é a mensagem de que Deus nos ama. Sim, essa é a velha notícia que nunca deixa de ser novidade e se torna salvadora , porque sabemos que no mais profundo do ser humano existe o anseio pelo amor e por Deus.

É missão nossa, como Igreja, estando atentos aos sinais dos tempos, levar cada uma das pessoas que encontramos a fazer uma experiência profunda do amor de Deus. Recentemente, no dia 25 de setembro do passado ano, foi beatificada a jovem Chiara Luce Badano, que morreu em 1990, com apenas 19 anos, acometida por um câncer. Determinado momento da vida ela ficou muito debilitada devido ao rigor do tratamento e o avançar da doença. Questionada sobre isso ela respondeu: “Descobri que Deus me ama, então tenho tudo.” Todos buscamos plenitude, sentido de vida, alegria, por isso os que tomam caminho errado se entregam aos diversos vícios. E qual a melhor resposta a esta realidade? Deus é a plenitude, o sentido maior da vida, a verdadeira alegria, ele é o AMOR. Desafio a nós é tornar isso presente pelo testemunho pessoal e comunitário.

Deus se manifesta nas realidades mais simples da nossa vida. Comece a ficar mais atento aos acontecimentos. Mesmo nos momentos mais difíceis você é capaz de saber que Deus está lhe chamando, nesta situação, a uma nova experiência de transformação pessoal, de mudança de vida? Ou na alegrias, por mais pequenas e fugazes que sejam, não vê Deus denunciando que o que importa mesmo é estar em comunhão com Ele, com os outros seres humanos, com o mundo, consigo mesmo?
____________________________
MDT