segunda-feira, 29 de junho de 2009

A emergência do novo


A Vida Religiosa está realmente na emergência do novo, ou da renovação? Estes tempos em que estamos desafia a cada consagrado dar novas respostas, ou melhor dizendo, não dar respostas, mas questionar o estado vigente da Igreja e da sociedade como um todo, procurando em si mesma oportunidades de transformação. Isto, na verdade, seria o que costumamos chamar de recuperação do sentido mais profundo da Vida Consagrada como lugar de profetismo por excelência. A VR como casa e ambiente seguro da ação profética anunciadora e denunciadora das injustiças, das causas do sofrimento de muitos em vista do bem estar de poucos anunciando, assim, a eterna novidade para a humanidade, Jesus, o Cristo e sua Boa Nova de transformação e de mudança.

Acabamos de presenciar a morte de um dos maiores astros pop que este planeta já viu. Bateu todos os recordes de vendas e sucesso e com certeza era merecido. Mas se dizia sensível a condição humana e ao sofrimento das crianças, porém esbanjava seu dinheiro com futilidades. Não escrevo isto com intenção de julgá-lo, mas de analisar procurando trazer isto para o âmbito da nossa VR. Quanto não precisamos nós também deixarmos nossas estabilidades, comodidades, discursos (falatórios multiplicados), seguranças, vaidades, futilidades... para conseguir nos imbuir da verdadeira dimensão da vida do Evangelho de Jesus Cristo?

Mas, o que é na verdade essa vida do Evangelho citado? Repetição de atos? Leituras continuadas? Disputa por memorização de versículos e capítulos? Na verdade essa vida do Evangelho não será uma inserção da minha vida total no espírito da ação criadora das palavras históricas dos textos que temos em mãos? Ressurreição é para nós transformação corajosa na vida total da vida da humanidade hoje, hoje!

Algumas formas de vivência comunitária regular criadas a poucos anos, mesmo no Brasil, são para nós da VR estruturadas a séculos, questionamento de como estamos organizados e apenas com a função de mantenedora do status quo vigente, sem ousadia e vontade de transformação. Veja, não estou acusando, mas apenas procurando refletir numa situação, sem nenhum recentimento ou protesto.
FRFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário