quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Vocação: compromisso e responsabilidade

Sabemos claramente que vocação é chamamento de Alguém que somente chama porque se interessa pelo seu interlocutor. Para uma compreensão mais profunda da vida somente podemos admitir: quem nos chama é o Deus da vida que nos doa a vida e nos faz pessoa e apenas cobra de nós que vivamos como pessoa e nada mais.
Nos vocacionados da Sagrada Escritura vemos claramente uma dinâmica que desperta nossa atenção. Entre Deus e o vocacionado estabelece-se um tipo de relação que é real, concreto, vivencial, vis-a-vis, enfim, presencial. O vocacionado está presença de Deus. Em outras palavras Deus é transparente ao humano. A maior dificuldade na prática social em nossos tempos, com relação à sociedade como um todo, está nessa incompreensão no que diz respeito a presença de Deus real frente a história vivencial. Diz-se acreditar em Deus, mas vivemos como se Ele não existisse.
Outrossim, fundamentados na Palavra de Deus, sem dúvida, não podemos afirmar outra coisa que não seja: Deus chama porque Ele é o Amor. Na história da ação de Deus na história dos homens, Deus se mistura em nossa realidade concreta, sempre em defesa de seu povo, e este escravizado por tantas vicissitudes se encontra com seu Deus na concretude dos acontecimentos, tanto que, o povo da Bíblia fala de Deus é narrando acontecimentos.
Deus não se contenta em agir sozinho, mas conta com a colaboração livre de pessoas, muitas vezes consideradas incapazes e resistentes (p. ex. Moisés), outras medrosas (p. ex. o profeta Jeremias), em alguns casos pessoas renitentes (p. ex. Jonas), ainda brutas e rústicas demais (p. ex. Pedro) ou até mesmo perseguidores (p. ex. Paulo). A aventura com Deus, iniciada na dúvida e sob protesto. Certamente nada de grandes iluminações, nada de vozes no sonho. O dado principal que marca a vida destas pessoas é a partida.
Partida rumo ao desconhecido.
Partida rumo a novas margens, mesmo que essas margens ainda sejam desconhecidas.
Partida, simplesmente seguindo a palavra de um Deus que chama e vocaciona.
De um Deus que aborda pessoalmente o homem. Mas que o desafia para um risco. (Renold Blank)
Com isso podemos concluir: Deus chama para se relacionar com o ser humano e para colocar em ação seu projeto de salvação, sem o qual o ser humano não pode encontrar a felicidade plena, que consiste na vinda do Reino de Deus no meio do povo pela prática da justiça, da paz, da igualdade fraterna e do AMOR. E isso acontece quando o compromisso gera responsabilidade pessoal e comunitária (social) em vista da defesa do ser humano.
___________________________
MDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário