terça-feira, 12 de outubro de 2010

Uma animação vocacional que forma discípulos missionários


(Documento de preparação ao 3º Congresso Vocacional do Brasil 2010)
Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada - CNBB

87. A vocação ao discipulado missionário é convocação à comunhão em sua Igreja. No processo de formação dos discípulos missio­nários de Jesus Cristo um lugar particular tem a pastoral vocacio­nal que acompanha cuidadosamente todos os que o Senhor chama a servir à Igreja no sacerdócio, na vida consagrada ou no estado laical. Diz Aparecida que este serviço vocacional é responsabi­lidade de todo o povo de Deus. Inicia na família, continua na co­munidade cristã, dirige-se às crianças e especialmente aos jovens. Finalidade dessa pastoral é ajudar a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um, acompanhando-os em seu processo de discernimento.

88. O Documento de Aparecida contempla os elementos fundamen­tais do serviço de animação vocacional, como o entendemos hoje, a saber:

1) responsabilidade de toda a Igreja, o povo de Deus;
2) integrada na pastoral ordinária, de conjunto e orgânica;
3) a dimensão eclesial e específica da vocação dos discípulos missionários a par­tir do Batismo e do sacerdócio comum (ministros ordenados, vida consagrada, cristãos leigos e leigas);
4) o ambiente propício para o flo­rescimento da vocação, a família e a comunidade cristã, completa­do pela escola católica e demais instituições eclesiais;
5) os interlocu­tores imediatos da animação vocacional, as crianças e os jovens;
6) a necessidade de um processo de acompanhamento e discernimento;
7) e a mesma natureza da animação vocacional, que consiste em aju­dar a descobrir o sentido da vida, a vocação, no projeto que Deus tem para cada um.

91. Discípulo é aquele que se coloca a caminho no seguimento de um mestre, aprendendo dele e condividindo com ele ideais e projetos de vida. Na perspectiva da fé cristã o discipulado consiste em se­guir uma pessoa porque se ama, completada sempre com a missão. Por isso que todo discípulo é missionário. O discípulo é alguém chamado por Jesus Cristo para com ele conviver, participar de sua Vida, unir-se à sua Pessoa e aderir à sua missão, colaborando com ela. Na Igreja, os discípulos missionários têm vocações específi­cas (vida leiga, vida consagrada e o sacerdócio ministerial) e são chamados ao fiel cumprimento de sua vocação batismal. De fato a condição do discípulo brota de Jesus Cristo como de sua fonte, pela fé e pelo batismo, e cresce na Igreja, comunidade onde todos os seus membros adquirem igual dignidade e participam de diversos ministérios e carismas. Desse modo, realiza-se na Igreja a forma própria e específica de viver a santidade batismal a serviço do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário