quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Bíblia e vocação: realidade dinâmica

“A Bíblia é como uma obra de arte. Quando um artista tem uma inspiração, ele procura expressá-la. A poesia ou a imagem que daí resulta carrega dentro de si uma inspiração. A inspiração é como a força elétrica que corre invisível pelos fios de cobre...” (frei Carlos Mesters)
A Sagrada Escritura, que é Palavra de Deus aos homens de todos os tempos, apresenta uma realidade dinâmica com relação ao Homem e a Deus: essa realidade dinâmica chamamos DECISÃO.
A realidade vocacional implica uma dupla direção vital. Deus vem ao encontro da pessoa, a chama, e o ao mesmo tempo a pessoa chamada deve decidir-se. O maior empecilho em nossos dias está relacionado à capacidade e competência para decidir-se. Decisão implica, sem dúvida, renúncias, implica caminhar numa direção, não com os olhos tapados como um alienado, mas concentrado na decisão assumida.
Na Bíblia encontramos todo tipo de vocacionado: o corajoso, o medroso, o temperamental, enfim, tantos tipos de realidades que não deixam de transparecer para nós que Deus dialoga com todos estes e os confia a missão de falar em nome Dele. Na verdade, Deus ama a condição humana, por isso se encarna e é humano do modo como só ele pode ser humano, como afirmava o papa Leão Magno.
“A Bíblia é a história da vocação de um povo. É o álbum de fotos das pessoas chamadas, homens e mulheres, rapazes e moças, jovens e velhos, casados e solteiros. É o espelho de nossa caminhada, a história de nossa vocação.” (frei C. Mesters)
Neste mês da Bíblia vamos intensificar nosso relacionamento com Deus através de sua Palavra e desse modo nos animar ainda mais em nossa vocação já discernida ou a ainda a discernir.
__________________________
MDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário