sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vocação e Bíblia = Palavra de Deus

Vocação e Bíblia denotam uma única perspectiva concreta: todas as duas são Palavra de Deus às pessoas. Nesse sentido, faz-se necessário adentrar na dinâmica vital da ação de Deus direcionada aos homens de cada tempo.
Toda pessoa tem vocação que vem de Deus. Seja a vocação qual for, quer dizer que o homem está diante de Deus, porque acima de tudo, para responder ao chamado de Deus não se pode estar estagnado. O que isso quer dizer? Vocação é caminhar, deslocar-se, estar atento ao que fala quem está chamando, pois no fundo está um grande ideal de partida rumo ao desconhecido, como aconteceu com Abraão, Moisés, Paulo, Maria, Francisco de Assis, enfim, todos os vocacionados da história que não se fizeram surdos aos apelos de Deus e corajosamente largaram tudo e partiram (Mt 13, 44-46). No profundo do coração estava o anseio do serviço a Deus e aos outros.
Deus ama o ser humano e por isso o vocaciona, para que sua vida tenha sentido. Como afirmou o grande teólogo Schillebeeckx “os homens são as palavras com as quais Deus narra sua história”, ou seja, com o homem e no homem podemos encontrar a ação de Deus concreta, no sentido de que falar de Deus é não elaborar abstrações fora da realidade, mas falar Deus implica estar atento ao real contexto no qual estamos situados para poder discernir seus sinais de chamado. Enquanto os meios de comunicação olham o ser humano como ser potencialmente consumidor, atribuindo-lhe tal função consumista, Deus chama cada pessoa para construir uma história diferente, onde o que impera é seu amor salvador.
Contudo, a Palavra de Deus direcionada às pessoas via Bíblia ou vocação, tem no fundo de si a responsabilidade de assumir o desafio da resposta a Deus. Como uma sociedade essencialmente consumista que se define por seguranças sejam econômicas, familiares ou grupais, a vocação, de modo especial a religião como um todo, corre o sério perigo de se apresentar como “light e bonita”, o que pode fazer desaparecer o senso do desafio, da escolha e da renúncia permanente por amor a Deus e aos outros (cf. Imoda e Kiely, Buscando Jesus).
A finalidade da vocação é o dom de si mesmo. Por isso, uma pessoa que não tem a capacidade do autodesprendimento em vista do chamado feito por Deus, de sua Palavra libertadora, por uma abertura de seu coração deixando tudo para segui-lo, pode estar trilhando pela estrada do sem-sentido desmotivador e empobrecedor das perspectivas de vida. Abramos o coração e toda nossa vida a Deus e não construamos muros de separação entre a Trindade e nós.
______________________
MDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário