quinta-feira, 3 de junho de 2010

A Cruz e o Girassol

A cruz, como símbolo principal da vida cristã, é nossa referência primeva na certeza de que estamos salvos. O Deus do amor infinito, da gratuidade sem par e sem semelhanças na história da humanidade, o nosso Deus encarnado e vivo em nossa realidade humana, entrega-se incondicionalmente ao cumprimento da vontade do Pai sem restrições quanto sua missão, junto a história dos homens.
Desse modo temos uma certeza: a Trindade voltou sua atenção aos homens. Convive conosco nos chamando a um entrelaçamento de intimidade profunda. É a cruz, sinal dessa atenção, amor e desejo do Pai de seus filhos junto a si e de cada pessoa partilhando a vida como Cristo parte na Eucaristia.
E o girassol?
Essa flor magestosa procura voltar-se sempre para a luz. Como um dos símbolos pascais mais expressivos indica-nos nossa busca. O girassol evoca esse outro âmbito da vocação humana e cristã. Se na Cruz encontramos um símbolo profundo do amor de Deus e de sua atenção a nós humanos, então no girassol encontramos um súmbolo "metafórico" de nossa necessidade da Luz.
Jesus, o Filho de Deus encarnado, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, Homem, é a revelação por excelência da Trindade quando se despoja de sua condição divina para anunciar uma Boa Nova de amor e libertação integral do ser humano (bio-psico-físico-sócio-(cultural)-religioso).
____________________
MDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário