quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Desafio: ARRISCAR

Na história humana cada pessoa, na configuração existencial na qual se encontra, tem o dever de viver construindo sentindo e descobrindo sentido.
Se assim não o fosse dificilmente conseguiríamos construir a história e nos encontrar todos aqui onde estamos.

É fato real que se não vivemos a vida cobrando sentindo para tudo, um dia, a qualquer momento, sem esperar, a própria vida cobrará de nós... Essa afirmação não é gratuita assim. A depressão, não acontece devido a este fator? Uma hipótese que pode ser até mesmo perigosa e simplória demais.

Ainda, a estabilização (estagnação existencial) e a segurança exagerada são fatores que se despontam arriscados. Como isso? Sim, quem não arrisca na vida, ainda que por períodos de intervalos longos, não conhece o sabor da vitória e nem amargo da derrota, este tão fundamental para o amadurecimento. Se isso não houver, um dia a vida vai cobrar...

Os fracassos possíveis da iniciativa de quem tenta são reais. Mas, não podem amendrontar! Têm que se nos afigurar como momentos de encontro com o desafio essencial, o de viver. Quem pouco erra é sinal de que pouco está se arriscando.

É fato real que existe quem tenha determinados tipos de personalidade que não possibilitam isso, mas o mínimo de tempero deve existir em qualquer refeição, caso contrário fica difícil descer e até digerir o alimento.
MDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário