sábado, 19 de setembro de 2009

A vocação franciscana - parte II: Assim eram chamados: penitentes de Assis

Por frei Arnaldo Aragão OfmConv
************************
Continuando, do dia 31 de agosto de 2009, a reflexão em preparação para a solenidade dos 800 anos de fundação do carisma franciscano.

Estamos às vésperas da solenidade de morte do nosso seráfico pai São Francisco. Neste ano esta solenidade se dará de modo todo especial, pois estamos comemorando os oitocentos anos do nascimento da Ordem Franciscana ou carisma franciscano. Para evitar todo e qualquer anacronismo é necessário voltar ao princípio deste acontecimento.
Não podemos pensar que frei Francisco no começo criou uma “ordem” tal qual conhecemos hoje, até porque o seu desejo primeiro era “começar a fazer penitência”. E isto ele o fez até o último suspiro que Deus lhe concedeu na “terra dos homens”. Começar a fazer penitência é indubitavelmente a condição da possibilidade para entendermos o caminhar nascedouro da vida de Francisco e conseqüentemente o resultado da sua conversão.
Sendo assim, Francisco e os seus companheiros eram conhecidos e definidos como os penitentes de Assis. É sabido que anteriormente a Francisco já existiam grupos ou movimentos que se denominavam penitentes; isto porque é saudade da nossa alma buscar Deus e para chegar a Ele é necessário fazer penitência. Aqui entendida como concreção de um encontro com Cristo e não como um fardo duplamente pesado. É neste espírito que Francisco inicia sua trajetória, a partir da alocução do crucificado: “Francisco vai e restaura minha Igreja, que em ruínas cai”.
Toda e qualquer penitência indica mudanças, na linguagem religiosa – conversão. Todo processo de conversão é exteriorizado, isto é, colocado em miúdos aquilo que foi significativo para uma mudança de vida. É nesta direção que Francisco se encontra no começo. O ideal evangélico o atraiu de tal forma que ele quis viver de um modo todo especial, a modo de pobre: uma túnica, bastão, cinto, sacola, sandálias, etc, são substituídos por apenas um saco de pano surrado, descalço e o cordão na cintura como cinto, esse era o seu traje de festa. Essa mudança interior e exterior atrai outras pessoas para si: assim vieram os primeiros companheiros de Francisco. Assim começou a formar “os penitentes de Assis” que algum tempo mais tarde serão chamados de irmãos menores, a exemplo de Jesus Cristo que também se fez irmão menor para a salvação de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário