terça-feira, 1 de setembro de 2009

Deus, Onde estás?

No início do mês da Bíblia um texto inspirador do magnífico biblista Carlos Mesters.
Deus, Onde estás?
A pergunta não é de hoje. Antes de nós, muitos a fizeram. É o tipo de pergunta cuja resposta influi demais no rumo que se toma na vida. Por isso, não é de todo inútil ter alguém que nos possa orientar na procura da resposta. Entre as muitas respostas já dadas, existe uma que a história registra e que, até hoje, não deixa de impressionar. É a Bíblia, traduzida em mais de mil línguas, “best-seller” mundial, com mais de um bilhão de exemplares vendidos.
A Bíblia é como o álbum familiar que conserva tudo quanto é tipo de fotografias, fotografias importantes do dia do casamento, do batismo dos filhos, da nova casa, e fotografias aparentemente sem importância de um pique-nique descontraído, num fim de semana qualquer e que nem data tem mais. Os critérios, para dizer que uma fotografia é importante e outra não, são relativos. A fotografia, tirada com máquina barata, do nenê todo sujo e sorridente, pode ser mais importante do que a fotografia oficial e muito cara, feita no gabinete do fotógrafo. Ambas, porém, são sem importância e sem valor para a carteira de trabalho. Não servem para isso. Mas para álbum, tudo é importante, tudo serve. Ele conserva tudo. Numa desordem organizada, seguindo o ritmo da vida familiar, oferece um retrato fiel da família. É um gozo para os filhos e os netos folhearem aquelas páginas: aprendem quem são e de onde vieram. Com efeito, para esse fim, todas as fotografias são importantes, até as que, aparentemente, não o sejam.
Assim, é a Bíblia. Tem de tudo: fotografias oficiais e formais, e fotografias descontraídas de episódios insignificantes que nem data têm mais. Algumas delas foram feitas para fins de documentação, a outras só resta a finalidade de arrancar um sorriso de quem as olha. É o fiel retrato de um povo, conservado numa desordem organizada, naquelas páginas antigas, que os filhos e os netos vão folheando, para são e criar , assim, uma consciência de sua pertença a esse povo.

_______________________
MESTERS, Carlos. Deus, onde estás? Curso de Bíblia. Belo Horizonte: Editora Veja. p. 1-2. 1972

2 comentários:

  1. Qual sua opinião sobre a exatidão e veracidade das escrituras, podem elas terem sido adaptadas para algum tipo de convencionalismo, pq textos selecionados? O povo deve permanecer na ignorância por vontade do homem?
    Vc tem e-mail?

    ResponderExcluir
  2. Resposta ao comentário:

    Esta sua pergunta é realmente instigante e eu não posso respondê-la por opinião própria, mas por estudo sério e aplicado. Sua problematização é realmente de grande valia. O que proponho é o seguinte. Dentro em breve postarei outro texto discorrendo sobre sua colocação.

    Desde já muito obrigado!!!

    Obs.: Se você puder deixar seu e-mail entrarei em contato dentro em breve.

    ResponderExcluir