sábado, 11 de julho de 2009

A Teia da Vida

O físico-filósofo Fritjof Capra compôs um livro denominado Teia da Vida. Sua preocupação se dirigia justamente a demonstrar, mesmo que a partir de uma "visão religiosa" oriental, que toda a realidade está imbricada, interconectada, interdependente...

"Seu nome está intimamente vinculado, de modo explícito, ao surgimento de uma nova maneira de se enteder a ciência e, desta forma, de se compreender a realidade que surge, espontaneamente, do questionamento atualmente presente em várias vertentes da ciência e da arte, envolvendo o modo como interpretamos a realidade e de como esta interpretação afeta nosso comportamento frente a nós mesmos e a natureza.
Ou seja, a obra de Capra reflete todo um clima intelectual e espritual que atualmente emerge em todo o mundo... Em pensar uma nova maneira mais sensível e significativa de entendimento, propício a uma mudança fundamental da compreensão humana quanto à natureza do conhecimento científico, quer na esfera das ciências físicas, quer na esfera das ciências biológicas e humanas, o que pode implicar, em linhas gerais, uma extraordinária - embora ainda não muito bem sentida e/ou pouco avaliada - transformação cultural. Autores como Alvin Toffler, Alain Touraine, Francisco Maturana, Michel Maffesoli, Frei Betto, Pierre Weil, Leonardo Boff, Stanislav Grof, Roberto Crema e, em especial,
Edgar Morin são outros representantes ainda vivos deste movimento que está surgindo independentemente em vários lugares ao mesmo tempo, dentro e fora das academias - em especial fora, pois as academias estão muito dependentes dos recursos provenientes dos meios capitalistas que dizem o que é ou não "interessante" em ser pesquisado e aceito -, seguindo, de maneira mais ou menos independente, suas próprias linhas de pesquisas e que chegam, não obstante suas diferenças de especialização e de ordem cultural e geográficas, a atingir a mesma conclusão epistemológica sobre o atual estado das ciências e do conhecimento humano. Mas em todo este contexto, esta grande tapeçaria de fios intrelaçados, o nome de Fritjof Capra se destaca como sendo o ponto de junção destes vários pensamentos e tendências afins."*

Uma episteme** que se configura a partir desse modo de conceber integradando vida humana à natureza é mais respeitosa aos direitos de cada vertente***. Aos direitos da natureza "ambiental" e à natureza humana, isto é, ao que é próprio de todos os humanos, e por isso uma chamada à prática da justiça.
__________________

** Em linhas gerais isso quer dizer um modo de conceber a realidade. "O verdadeiro conhecimento, diferente da opinião. O conhecimento das causas que são necessariamente verdadeiras. Mistura de ciência e de saber, pelo que difere das chamadas ciências empíricas. Um um esforço racional para substituir a opinião, doxa, o conhecimento acerca do contingente. Divide-se em praxis, technè, e theoria." (http://www.iscsp.utl.pt/)

*** Esta expressão "vertente" não quer separar uma coisa da outra, mas apenas identificar cada realidade na sua propriedade.
MDT

2 comentários:

  1. Gosto muito de suas postagens, trazem sempre algo diferente e interessante.

    ResponderExcluir
  2. Paz e Bem caríssimo confrade Rodrigo F. Celeste

    Antes de tudo, quero parabenizá-lo por esta iniciativa por ter criado o blog onde acarba vários conhecimentos, desde religiosos e científicos... Penso que você acertou e soube corresponder às exigências de tempos modernos no campo da informática.
    Entrando no tema propriamente dito sobre a Teia da Vida onde tudo está interligado e somos conectados na realção da interdependência, isto é, o homem e a natureza numa simbiose única no nosso ser criatural. Portanto somos convocados para termos o cuidado, e uma mudança de atitude para com a mãe Terra, a gaia diria Leonardo Boff e outros autores que citavas no seu texto.
    Penso que aqui entra a dimensão da ecologia e a questão da Justiça e Paz e Salvaguarda da criação, comissão esta que fazes partes em nossa Provìncia São Francisco do Brasil de Assis dos Frades Menores Conventuais.
    Não foi por acaso a escolha do tema: Teia da Vida. Penso que você se identifica com a causa do meio ambiente como franciscano que é. Porque acredita que tudo que existe é obra da criação de Deus. E toda obra criada reflete ou nos remete a pensar do criador, nosso Deus.
    Faço votos que essa iniciativa prossiga para o enriquecimento seu e de seus leitores.
    Conta com a minha parca contribuição e sugestões para que possas melhorar cada vez mais o seu glog. Força Irmão Menor Rodrigo.

    Saudosamente, Fr. Luzolo.

    ResponderExcluir